Skip to main content

Saiba mais sobre a possibilidade de envio de notificação, através do aplicativo e de acordo com a LGPD. 

Uma das mudanças anunciadas pela Meta, para a versão Business API – Oficial, é a possibilidade de envio de comunicação ativa – notificação, através do aplicativo. 

É  importante, porém,  ressaltar que, ao liberar novas funcionalidades, o intuito da empresa é proporcionar, cada vez mais, experiências e conexões de qualidade entre empresas e usuários, por isso, todo conteúdo enviado deverá ser aprovado pela plataforma, via templates, e estar alinhado com suas políticas.

Para tanto, a empresa só deverá enviar uma notificação ao usuário do aplicativo WhatsApp se ele tiver adicionado seu número, voluntariamente, e concordado em ser contatado por sua empresa ao realizar o opt-in completo.

‍O que caracteriza um opt-in completo?

Ao analisar a situação, pela ótica do consumidor, chegamos à seguinte questão: ninguém gosta de receber e-mails aleatórios, ou SMSs que oferecem produtos, serviços ou mesmo descontos que não foram solicitados. O mesmo acontece com notificações via WhatsApp. Se você não deu autorização para receber a notificação, não ficará contente em ter seu aplicativo cheio de mensagens.

Agora, quando você autoriza o envio de notificações, que sejam do seu interesse, o cenário muda. E essa autorização, no WhatsApp, é o que chamamos de opt-in completo. 

Como realizar um opt-in completo?

Para que o opt-in completo aconteça, é só solicitar a autorização ao usuário para o envio de comunicações. Com esta abordagem pouco invasiva, o usuário que tem interesse nos seus produtos ou serviços, aceita e se cadastra para receber as suas mensagens e conteúdos, da seguinte forma:

  • Salvando o número do seu canal na agenda de contato do celular;
  • Enviando uma mensagem para configurar o Opt-in.

 O formato da mensagem de opt-in deverá estar exemplificado na mensagem de saudação, como no exemplo.

Olá, somos do Supermercado Modelo e gostaríamos de enviar uma mensagem pra você.

Para receber nossas mensagens, por favor, salve nosso número na sua agenda de contatos e envie #sim. Caso não deseje receber nossas informações, envie #não.

A ação de opt-in confirma, claramente, que o usuário deseja receber as mensagens do seu canal, via WhatsApp, o que vai de acordo com as diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, em vigência desde2020.  

Também é importante deixar explícito, na mensagem inicial, o nome do estabelecimento, para identificação rápida do cliente.

 Por fim, é correto afirmar, mais uma vez, que a plataforma TalkAll não trabalha com SPAM, que são as mensagens enviadas sem a solicitação ou autorização prévia do destinatário e, que mesmo com a opção de envio de notificações, via versão Business API Oficial, o usuário apenas receberá sua comunicação após realizar o Opt-in completo e ele deve ser orientado para isso.

As conversas deverão seguir um modelo pré-aprovado, chamado de template e sujeito à cobrança de tarifas aplicáveis. Para saber mais sobre as taxas aplicadas e as mudanças que ocorrerão a partir de fevereiro de 2022, acesse https://www.talkall.com.br/politicas/tarifacao-whatsapp-business-api

Qualquer modelo de mensagem deve seguir os Termos e Políticas do WhatsApp, que possui o direito de analisar, aprovar e recusar os templates a qualquer momento, e pode ser usado somente para a finalidade designada.

Se você já é cliente TalkAll Business e deseja conhecer a versão Business API Oficial, entre em contato com o consultor de negócios responsável por sua conta. (Fale com a gente!).

Se você ainda não é cliente TalkAll, marque uma call agora mesmo com a nossa equipe Comercial. (Agende uma demonstração).